Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

História do estádio Vidal Ramos.

O Estádio Vidal Ramos Júnior é um estádio de futebol localizado na cidade de Lages, no estado de Santa Catarina, é de propriedade da prefeitura municipal e tem capacidade para 11.800 torcedores. É sede dos jogos do time profissional de futebol da cidade, o Internacional, e também recebe os jogos dos torneios amadores da cidade. Foi sede ainda dos jogos do Clube Atlético Lages, extinto em 2006, e do Grêmio Pinheiros, que disputou em 2007 a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em 2010, o Inter de Lages disputa a divisão de acesso (ou terceira divisão) do Campeonato Catarinense, depois de ter ficado o ano de 2009 afastado das competições


Dados principais
  • Nome: Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior
  • Localização: Lages, SC
  • Capacidade: 11.800 pessoas
  • Inauguração: 7 de setembro de 1954
  • Principais mudanças: 1969 (nova arquibancada), 1976 (inauguração dos refletores) e 2004 (ampliação da arquibancada)
  • Quem utiliza: Internacional
  • História: A ideia da construção do estádio surgiu na década de 1940. Nessa época, o prefeito de Lages era Vidal Ramos Júnior, responsável pela doação do terreno onde seria construído o centro esportivo. As obras só começaram na década seguinte. Ao ser inaugurado, em 7 de setembro de 1954, recebeu o nome de "Estádio Municipal da Ponte Grande". Em 1961, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei do prefeito Wolny Della Rocca para que o local fosse rebatizado como "Centro de Esportes Vidal Ramos Júnior".
O estádio passou por algumas reformas ao longo de sua história. No dia 26 de janeiro de 1969 foi inaugurada a arquibancada de cimento - até então, o estádio tinha arquibancadas de madeira. O jogo que marcou a reinauguração foi realizado entre o Grêmio Atlético Guarany e o Internacional, os maiores rivais da história do futebol profissional da cidade. O clássico "Gua-nal" foi vencido pelo Inter por 4 a 2.
Em 1976, Internacional e Vasco da Gama disputaram a partida que marcou o lançamento dos refletores do Vidal Ramos Júnior. O jogo foi vencido pela equipe do Rio de Janeiro por 2 a 1. A última grande reforma ocorreu em 2004, com a troca do gramado e a ampliação de parte da arquibancada, que passou a ser coberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário